sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Magnólia

A história dessa trilha é bem interessante. O diretor do filme, Paul Thomas Anderson namorava Fiona Apple, uma das cantoras preferidas das mulheres (em vários filmes, ela é considerada, ao lado de Carole King e Carly Simon, uma escolha certa para conquistar garotas). Apple era amiga de Aimee Mann, que por sua vez é casada com o compositor de trilhas sonoras Michael Penn (irmão do Sean Pean).

Com tantas ligações, Anderson acabou conhecendo o trabalho de Mann e achou sua música tão inspiradora que resolver escrever um roteiro de cinema baseado nela e usando algumas letras como diálogos.

Nota a nota

1. One Listen
2. Momentum
3. Build That Wall
4. Deathly
5. Driving Sideways
6. You Do
7. Nothing Is Good Enough (Instrumental)
8. Wise Up
9. Save Me

Ex-integrante da banda 'Til Tuesday, a estadunidense Aimee Mann resolveu seguir carreira solo no ano de 1990. Foi seu terceiro disco, Barchelor n.2, que conquistou Anderson e o inspirou para escrever Magnólia.

As faixas executadas por Mann são exatamente a cara e a alma do filme. As melhores do álbum de longe, têm uma levada gostosa e valorizam a voz da cantora.

Destaque todo especial para a gravação de One, composta por Harry Nilson, e para Save Me, que foi indicada ao Oscar de melhor canção e, no filme, é lindamente interpretada.

10. Goodbye Stranger - Supertramp
11. Logical Song - Supertramp

A banda inglesa Supertramp é relembrada com duas canções. Logical Song é a mais famosa das escolhidas.

Eu, particularmente, não entendi a inclusão destas músicas na trilha, uma vez que Mann estava tão bem cuidando disso sozinha.

12. Dreams - Gabrielle

Se eu não entendi a presença do Supertramp, imaginem a da Gabrielle. Ela ficou famosa após gravar o hit Out of Reach, conhecido no mundo todo depois de sua inclusão na trilha do filme O Diário de Bridget Jones.

Tem um quê de pop demais e a voz dela destoa de todo o resto do trabalho.

13. Magnolia - Jon Brion

Trilheiro indie de filmes alternativo, Brion é o responsável pela trilha sonora de filmes como Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Huckabees, a Vida é uma Comédia.

De todas as que foram incluídas na trilha e não são de Mann, essa é a única que ainda faz algum sentido por aqui. Brion e Aimee compuseram juntos a música Build the Wall.

A trilha vale a pena por sua primeira parte, na verdade, mas acaba sendo naturalmente bem recebida por aqueles que já assistiram ao filme. É natural e bem interessante.

Aqueles que gostaram do cd Barchelor n.2 também vão amar.

----------------
Now playing on iTunes: Aimee Mann - Driving Sideways
via FoxyTunes

Nenhum comentário: