segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

À Prova de Morte

Que Tarantino sabe escolher música, todo mundo já sabe. O conhecimento musical do cara é uma fábula e acaba sendo um diferencial em seus filmes também. A origem de tanta música pode ter vindo do pai Tony Tarantino, ator e cantor. Mas o que se tem certeza é que ainda não existiu nenhum filme dirigido pelo filho que não tenha uma trilha sonora dignar de ser guardada numa parte especial da sua estante. O mesmo acontece com À Prova de Morte e sua trilha de jukebox.

O cd foi lançado na mesma época em que o filme foi exibido em Cannes pela primeira vez pela Maverick Records. São 16 faixas que misturam diálogos do filme, bandas pouco conhecidas, pop, rock, clássico e soul e um pouco de psicodélico.

Nota a nota
1. The Last Race - Jack Nitzsche

Tarantino traz de volta à lista de favoritos de muitos um esquecido Jack Nitzche. Famoso por suas composições para trilhas sonoras, ele foi fundamental para filmes como Um Estranho no Ninho, Minha Mãe É uma Sereia, Conta Comigo, 9 1/2 Semanas de Amor e outros, chegando, inclusive, a ganhar um Oscar de melhor canção no filme A Força do Destino.

The Last Race, utilizada primeiramente no filme Terra de Gigantes, é uma brincadeira com sons, misturando carros, metais, percussão e cordas. A batida marcante e uma característica temporal muito forte encaixam-se perfeitamente com no filme.

2. Baby, It's You - Smith

A banda Smith é conhecida somente por essa música, que ficou por algum tempo entre as mais tocadas no ano de 1969. Na verdade é uma regravação de um sucesso do quarteto vocal The Shirelles.

A música foi escrita por Burt Bacharach, Mack David e Barney Williams. O vocal de Gayle McCormick é forte e retrata bem os maneirismos vocais das cantoras de rock dos anos 60. O som é marcado pelo soul, apesar de contar com elementos da época, como aquele tecladinho.

3. Paranoia Prima - Ennio Morricone

Se você sentir uma vontade incontrolável de escutar uma música sinistra, pode colocar essa aqui pra tocar. A música vai desenvolvendo uma tensão que parece nunca mais ter fim com notas repetidas, lacunas e sequências invariáveis.

Morricone já é muito conhecido no cinema por trilhas como: Malena, Bugsy, Os Intocáveis, Missão, Cinema Paradiso, Era uma Vez na América e O Profissional.

5. Jeepster - T-Rex

A banda T-Rex foi uma dessas que saiu influenciando muita gente do heavy metal, do punk rock e do folk. Capitaneada por Marc Bolan, fez muito sucesso na Inglaterra, mas só teve um hit conhecido nos Estados Unidos.

Jeepster, que foi composta pelo próprio Bolan, é bem animada e usa elementos sonoros diferentes e um vocal sussurrado. Foi lançada na época em que a banda mudou de gravadora e sem consentimento dos artistas.
7. Staggolee - Pacific Gas & Electric

Pacific Gas & Electric ficou mais conhecida por ser uma das primeiras bandas inter-raciais em Los Angeles. Liderada por Charlie Allen, que era baterista antes de descobrir que sabia cantar.

Staggolee foi escrita por John Michael Hill e Charles E. Allen e tem um ritmo bem marcado. A gaita constante, mesmo sobre os vocais, chama a atenção. Totalmente folk soul.

8. The Love You Save (May Be Your Own) - Joe Tex

Joe Tex foi um daqueles cantores que tentou se encaixar em vários gêneros musicais em busca de algum sucesso. Ele cantou rock, blues, gospel e country.

The Love You Save, composta pelo próprio Tex, pode ser melhor classificada como soul, mas a interpretação não é a melhor do cantor.

9. Good Love, Bad Love - Eddie Floyd

Estrela do selo Stax Records, Floyd era reconhecido pro sua versalidade. Suas interpretações influenciaram vários grandes ídolos do rock como Janis Joplin e Bruce Springsteen.

Good Love lembra tantas outras músicas da mesma época, com um vocal masculino mais agudo e uma participação quase em coro dos backing vocals. A música foi escrita por Alvertis Isbell e pelo próprio Eddie Floyd.

10. Down In Mexico - The Coasters

A banda vocal The Costers é conhecida pela maneira divertida com que mistura rock com r&b. Down in Mexico foi seu primeiro hit.

Escrita por Jerry Lieber e Mike Stoller, a música tem algumas inserções sutis de detalhes latinos. É, de todas da trilha, a mais divertida.

11. Hold Tight - Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich

Grupo de pop britânico com um nome enorme e que usa todos os artifícios do gênero em suas músicas, desde pandeiro até refrões com ai, ai, ai, ai em coro. Mas tudo isso em cima de uma batida rock interessante. Comum, mas interessante.

A música Hold Tigh foi composta por Alan Blaikley e Ken Howard e, no filme, está encarregada de dar aquele toque de descontração.

12. Sally And Jack - Pino Donaggio

Mais um compositor de trilhas sonoras. Com participação em mais de cem filmes, ficou famoso nos Estados Unidos após o filme de terror Carrie, a Estranha.

Músicas do gênero não são comuns nas trilhas de Tarantino, esta é uma homenagem a Brian de Palma. A música foi usada como o tema de John Travolta e Nancy Allen no filme de suspense Um Tiro no escuro.

13. It's So Easy - Willy DeVille

Willy DeVille ficou famoso por sua habilidade em utilizar, numa mesma música, as mais diversas influências. Não é difícil nas descrições do cantor na internet encontrá-lo classificado nos gêneros punk, rock, soul, cajun e outros. Apesar de todo o seu talento, DeVille nunca conseguiu ser conhecido no mundo todo.

It's so Easy, dele mesmo, é cheia de vários elementos conhecidos e muito bem estruturados. Também faz parte da trilha sonora do filme Parceiros da Noite, quando foi produzido por ninguém menos que Jack Nitzche.

15. Riot In Thunder Alley - Eddie Beram

Parece impossível, mas uma surf music pode estar recheada de elementos de western. A percussão parece marcar um cavalgada.

Quanto a Eddie Beram não conheço e não achei nada a respeito dele nas minhas pesquisas. A música, também, parece só estar presente neste filme.

16. Chick Habit - April March

Muito famosa na França, March é cantora de indie rock e também trabalha fazendo animações como Ren & Stimpy.

A canção, composta originalmente por Serge Gainsbourg (aquele mesmo do Je t'aime... moi non plus), é um clássico pop do iê iê iê francês. Fica aqui uma última piada de Tarantino.

Espero que esta rápida análise das faixas demonstre o quanto a trilha vale a pena. Um detalhe interessante: a jukebox usada no filme pertence, realmente a Tarantino e tem uma lista de músicas fantástica.

A verdade é a seguinte: sempre que você souber que uma trilha é de Quentin Tarantino, não deixe de escutar. Com certeza, você vai conhecer coisas que ninguém mais se lembra e que seria muito difícil você saber que foram compostas um dia.


----------------
Now playing on MediaMonkey: Jack Nitzsche - The Last Race
via FoxyTunes

6 comentários:

BANDSTA disse...

AE AS MUSICAS DO FILME DEATH PROOF AE GALERA QUE CS QUERIAM.... VANONE RAPMAN MACAÉ-RJ

http://rs156.rapidshare.com/files/88375179/Death_Proof.rar

Thaisa disse...

VALEU!!

Anônimo disse...

eu adorei mesmo a música do final do filme que é Chick Habit é muito legal

Léo disse...

Com certeza, sempre que eu ouço alguam trilha de filmes do Tarantino eu fico impressionado!
Foi legal ler essa análise antes de ouvir o cd, tenho certeza que me surpreenderei tanto quanto me surpreendi com a trilha de kill bill, reservoir dogs ou inglourious basterds!

glycerinequeen disse...

Onde está a 4° e 6° vc pulou essas ^^

Anônimo disse...

vlw muito bom